domingo, 14 de março de 2010

Sangue e Linfa

Plasma:

Forma->irregular
Características->tem núcleo
Funções->transporta água, CO2,O2 e transporta células sanguíneas
Local de formação->água

Glóbulos Brancos:

Forma-> irregular
Características->duram 1 semana, têm memória, células com núcleo, capacidade de deformarem, defesa específica e não específica.
Funções->defesa do organismo; formação de anti-corpos
Formação->Linfa, órgãos linfáticos(timo e basso) e medula vermelha do osso
Propriedades->diapedese, fagocitose, produção de anti-corpos.
Classificam-se em : granulócitos podem apresentar o seu núcleo com vários lóbulos e por isso se designam polinucleados. Os granulócitos dividem-se em Eosinófilos , Basófilos e Neutrófilos e agranulócitos têm núcleo de forma regular, e designam-se mononucleados. Podem classificar-se em: Linfócitos , se tiverem pouco citoplasma e forem de pequena dimensão; Monócitos, se tiverem muito citoplasma, núcleo em forma de rim e de grandes dimensões.

Glóbulos Vermelhos:

Forma->disco bicôncavo
Características->vive cerca de 120 dias, hemoglobina(proteína que existe no g. vermelho que serve para transporte do oxigénio e do dióxido de carbono.
Local de formação->medula vermelha dos ossos
A hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte eficiente do O2 e do CO2.
Quando as hemácias transportam o Oxigénio, este liga-se à hemoglobina e designa-se a esta ligação oxi-hemoglobina , e quando as hemácias se ligam ao dióxido de carbono, designa-se carbo-hemoglobina.

Plaquetas sanguíneas:

Forma->irregular
Características->duram apenas 1 semana na corrente sanguínea, não são células, são fragmentos de células, resultam da reciclagem dos g.brancos e vermelhos.
Propriedades->coagulação do sangue
Local de formação->medula vermelha dos ossos.

Definições:

Diapedese: Os leucócitos têm a capacidade de se deformarem e passarem pelas paredes dos vasos sanguíneos.

Fagocitose: monócito detecta o corpo estranho e envolve-o com os pseudópodes (falsos pés), depois digere-o num vacúolo.


Produção de anti-corpos:Os linfócitos detectam os corpos estranhos, os antigénios, e produzem anticorpos que neutralizam os antigénios, criando assim o complexo anticorpo-antigénio. Depois serão os Eosinófilos que englobam o complexo através da fagocitose, eliminando o agente patogénico (antigénio) do organismo.A partir do momento que o organismo entra em contacto com o corpo estranho, os linfócitos produzem os anticorpos (leva um certo tempo até os linfócitos conseguirem produzir o anticorpo que neutralize o antigénio) e memorizam a informação desses anticorpos para uma próxima vez. Deste modo, a reacção do organismo é mais rápida ao agente estranho quando este invade o organismo pela segunda vez. Parece confuso mas não é!



A linfa:

A linfa é o segundo fluido circulatório. Deriva do sangue, é constituído por glóbulos brancos, plaquetas, plasma, nutrientes, cloreto de sódio (sal) e gases (oxigénio e dióxido de carbono). Como não tem glóbulos vermelhos a linfa é incolor ou ligeiramente rosada, pois pode conter um ou outro glóbulo vermelho.

->É a linfa que distribui os nutrientes e transporta os gases para o sangue e deste para as células.

A linfa circula quer em vasos denominados linfáticos quer a circular nos espaços entre as células (interstícios). À linfa que circula em vasos linfáticos chama-se linfa circulante e à que circula nos interstícios das células, a linfa intersticial.

Nos vasos linfáticos existem dilatações responsáveis pela formação dos linfócitos (glóbulos brancos que produzem os anticorpos). A estas dilatações damos o nome de gânglios linfáticos.

O Baço e o Timo são também, em conjuntos com os vasos linfáticos, órgãos que fazem parte do sistema linfático. Nestes órgãos produz-se também a linfa e os linfócitos tipo T (timo) e B (baço).

Sem comentários: