quinta-feira, 3 de junho de 2010

Última reflexão - 3º período


Esta vai ser a minha última mensagem aqui no blog...

Eu fiz este blog para a disciplina de ciências no 8º ano. Este meu blog tem toda a matéria que eu
dei durante 2 anos.
Durante estes anos, gostei muito de o fazer. Este blog serviu para eu estudar para os testes; quando passava a matéria para o blog, ficava com as ideias
mais claras e também fiquei a saber mexer neste programa que antes não sabia.
Agora quando precisar de relembrar alguma matéria venho cá ao blog.

Reflexão: Este período correu como todos os outros, bem. Gostei de fazer e ouvir os outros trabalhos de grupo.

Boas férias....


Trabalhos que foram apresentados na aula:

Estes temas abaixo são os resumos dos trabalhos apresentados na aula:

Aparelho excretor:
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela
bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdómen, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão.


Anorexia e Bulimia:

Bulimia-> Ingestão de grande quantidade de comida em pouco tempo. Uso de vómito, de laxantes e diuréticos. Não engorda, come muito.
Anorexia->Dieta muito restritiva.

Drogas:
São termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.
As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais.

Métodos contraceptivos:
Opções para proteger de uma gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis.
Existem:
Abstinência; Coito interrompido; Diafragma Dispositivos intra uterinos (D.I.U.;)Espumas, cremes e comprimidos vaginais espermicidas; Esterilização; Preservativo feminino; Preservativo masculino; Contracepção de emergência; Pílula do Dia Seguinte; Pílula...

Eutanásia:
É a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.

Aparelho reprodutor feminino:
É o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. É constituído por dois ovários, duas tubas uterenas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade penis. A penisite ou pénis constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protectora.

Aparelho reprodutor masculino:
É o sistema encarregado de perpetuar a espécie através do acto sexual. No ser humano, ele funciona à base de estímulos físicos e nervosos. Assim como o feminino, ele dispõe de uma parte externa e de uma parte interna.
É constituído na parte externa por: pénis, meato uretral, a glande. Na parte interna: testículos, túbulos seminíferos, células intersticiais, canal deferente, vesículas seminais, próstata, glândulas bulbouretrais e a uretra.

Gravidez na adolescência

Este foi o tema do trabalho que eu e a Margarida apresentamos para a turma.

Gravidez na adolescência:

A gravidez na adolescência, tem muitos riscos, não só para a rapariga, mas também para o bebé.
Implica muitos esforços, que se agravam por estar grávida e ser adolescente.

Causas->Consumo de drogas, álcool; não usar métodos contraceptivos; falta de informação...

Consequências->Problemas físicos e psicológicos; má qualidade de vida; deixam; os estudos; por vezes abandono das famílias..

Prevenção-> Informação sobre as DST; utilizar métodos contraceptivos; impedir que ocorra ovulação; maior instrução...

Muitas vezes a jovem acaba por ter uma vida infeliz...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Curiosidades sobre o aparelho respiratório


Qual a capacidade de ar dos pulmões? Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como a frequência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda 3,9 milhões de litros em um ano!

-->Nós respiramos cerca de 6 litros de ar por minuto. A respiração do homem em repouso é cerca de 12 vezes por minuto, a mulher respira cerca de 20 vezes por minuto, e as crianças respiram cerca de 60 vezes por minuto.

Fisiologia dos órgãos do aparelho respiratório

Movimentos respiratórios: Inspiração e Expiração

Movimento de inspiração- Os músculos intercostais contraem-se as costelas sobem e deslocam-se para fora, aumentando a cavidade torácica. O diafragma contrai e desce. Os pulmões expandem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.

Movimento de expiração- Os músculos intercostais relaxam e as costelas descem e deslocam-se para dentro. O diafragma relaxa e sobe. Os pulmões contraem e o ar sai dos pulmões carregado de dióxido de carbono.


Troca de Gases entre Alvéolos pulmonares e os Capilares

A função do sistema respiratório é trocar dois gases:

oxigénio e dióxido de carbono.

A troca ocorre entre os milhões de alvéolos existentes nos pulmões e os capilares que os circundam. O oxigénio inalado passa dos alvéolos para o sangue nos capilares, e o dióxido de carbono passa do sangue nos capilares para o interior dos alvéolos através de um fenómeno denominado difusão.

Difusão : os gases passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.

Resumo:

Dá-se a inspiração, o ar entra pelas fossas nasais, onde é aquecido e filtrado, passa pela faringe, a epiglote fecha a comunicação com o aparelho respiratório, depois vai para a traqueia. Na traqueia o ar passa para os brónquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. E dá-se a hematose pulmonar.(troca de CO2 por O2, através da difusão.

Depois, dá-se a expiração, em que ar carregado de CO2 sai dos alvéolos pulmonares, pelos bronquílos, brônquios, traqueia, laringe fossas nasais ou pela boca.


Morfologia dos órgãos do aparelho respiratório


O aparelho respiratório é constituído pelas vias respiratórias, pulmões e órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.

Vias respiratórias: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

Pulmões: direito e esquerdo, o primeiro é constituído por 3 lóbulos e o esquerdo por 2 lóbulos.

Órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios: diafragma, músculos intercostais e costelas.


Morfologia:

Fossas nasais- são 2 orifícios que se localizam desde a base do nariz (narinas) até à faringe e estão revestidas por uma mucosa que contém pêlos.

Faringe- orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através da epiglote.

Laringe- órgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais, que são duas pregas (fibras elásticas) que vibram com a passagem do ar originado o som.

Traqueia- é um tubo com cerca de 10 a 12cm de comprimento por 1,5cm de diâmetro e que se localiza na parte central da cavidade torácica e anterior ao esófago.

O tubo interiormente é constituído por tecido muscular, tecido este, revestido por cílios e exteriormente por anéis cartilagíneos.

Brônquios- a traqueia bifurca-se em dois tubos menores, os brônquios, que levam o ar aos pulmões. Os brônquios, tal como a Traqueia, são revestidos por tecido muscular ciliado e por anéis cartilagíneos.

Bronquíolos- são ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.

Alvéolos pulmonares- são pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar.

Pulmões

São dois sacos esponjosos revestidos por uma dupla membrana a pleura.

O pulmão direito é ligeiramente maior e dividido em três lóbulos.

O pulmão esquerdo está dividido em dois lóbulos.

A pleura é uma membrana lisa que permite que os pulmões movam-se suavemente durante cada movimento respiratório.

A pleura recobre os pulmões, contornando-os na sua parte posterior, e reveste a face interna da parede torácica. Normalmente, o espaço entre as duas camadas lubrificadas da pleura é quase inexistente, e uma desliza suavemente sobre a outra durante a expansão e a contracção pulmonar.


Estruturas que auxiliam os movimentos respiratórios:

Os pulmões e outros órgãos contidos na cavidade torácica são protegidos por uma armadura óssea formada pelo osso do peito (esterno), pelas costelas e pela coluna vertebral. Os doze pares de costelas curvam-se em torno do tórax. Na região posterior do corpo, cada par de costelas une-se aos ossos da coluna vertebral (vértebras). Na região anterior do corpo, os sete pares de costelas superiores unem-se directamente ao esterno através de cartilagens costais.

Grande e pequena circulação


A circulação sanguíneo humana pode ser dividida em dois grandes circuitos:
-Um que leva o sangue aos pulmões (Circulação pulmonar) para oxigená-lo
-Outro que leva o sangue oxigenado a todas as células do corpo (circulação Sistémica).

->As duas circulações ocorrem simultaneamente.


Circulação pulmonar:

aurícola direita-tricúspide->ventrícolo direito-semilunar pulmunar->arteríola-->capilares-->troca gasosa(hematose pulmonar- C02->O2)-->capilares-->vénulas-->veias pulmonares.


Circulação sistémica:

veias pulmonares--> aurícola esq.-bicúspide->ventrícolo esq.-semilunar aórtica->artéria aorta-->arteríola-->capilares-->células, troca gasosa O2->CO2-->capilares-->vénulas-->veias cavas

sábado, 20 de março de 2010

Reflexão final - 2º período


Este período correu-me bem, gostei da matéria que demos, principalmente a fisiologia dos nossos órgãos.Espero que também me corra bem no próximo/último período.

Filme- O guia completo do corpo humano

Estes são algumas informações que achei mais importante sobre o filme:

-Tem cerca de 206 ossos;
-A estremidade dos ossos têm forma de favo;
-As células ósseas remodelam constantemente o esqueleto;
-Um esqueleto não tem mais de 10 anos;
-A pele é formada por células mortas, sobrepõem-se como matérias compostas, mantém o corpo fresco;
-Quando os austronautas regressam do espaço sofrem distúrbios(o ouvido interno é o órgão mais afectado e pode durar várias semanas para parar os distúrbios);
-A mão é o instrumento mais sustificado do corpo humano, consegue efectuar muitos movimentos;
-Nós temos cerca de 100 mil milhões de células;
-Tudo é formado por células(até o cérebro);
-Os cegos reconhecem os sons de cada objecto.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ciclo cardíaco


O que estimula a contracção do coração, são os impulsos eléctricos gerados pelo miocário.


1-O sinal eléctrico tem origem na parte superior da aurícola direita que o é onde se encontra o nódulo sinoauricolar e gera o impulso eléctrico e as aurículas contraem.
2-O impulso passa para o nódulo auriculoventricular, e depois para as fibras musculares dos ventrículos e dá-se contracção.
3- Os nódulos enviam os impulsos eléctricos a uma velocidade determinada. A frequência cardíaca poderá variar alguns segundos, depende das pessoas.

O ciclo cardíco tem 3 fases distintas:
-Sístole auricular(0,1 s) ;
-Sístole ventricular(0,3 s);
-Diástole geral(0,4 s).

1-As aurículas acumulam o sangue e o nódulo SA envia o sinal eléctrico que estimula a contracção das aurículas
2-O sangue passa para os ventrículos, que se encontram em repouso, os sinais eléctricos propagam-se para os ventrículos
3-As válvulas tricúspide e bicúspide fecham e os ventrículos contraem abrindo-se as válvulas semilunares.

->Em média num minuto ocorrem cerca de 80 pulsações.

Morfologia do coração

O coração localiza-se na cavidade torácica, na parte central, entre os pulmões, ligeiramente inclinado para o lado esquerdo e está protegido pelo esterno.
O coração tem um tamanho aprox. de um pulso fechado.

É constituído por 3 camadas: Endocárdio, reveste a parte interna, Miocárdio, tem numerosos vasos sanguíneos, naqual estão as coronárias e pelo Pericárdio que é a camada mais externa.


Está dividido em 4 camadas: as superiores são menores do que as inferiores e chamam-se aurícolas e as inferiores ventrículos.


Ao dividir o lado esquerdo do direito encontra-se o septo, que também separa o sangue arterial do sangue venoso.


O sangue Arterial: circula do lado esquerdo e transporta sangue rico em oxigénio.

O sangue Venoso: circula do lado direito e transporta sangue rico em dióxido de carbono.


Ainda existe duas válvulas que separam as aurícolas dos ventrícolos. A válvula do lado direito chama-se Tricúspide e a do lado esquerdo chama-se Bicúspide.


As aurícolas só comunicam com veias.

A aurícola do lado direito comunica com a veia cava superior e inferior e ao do lado esquerdo com as veias pulmunares.


E os ventrícolos comunicam sempre com artérias.

O ventrículo com o lado direito comunica com as artéria pulmunar através da semilunar direita e o ventrícolo do lado esquerdo comunica a artéria aorta através da semilunar esquerda


domingo, 14 de março de 2010

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula.

Existem 3 vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.

Árterias:

->transportam sangue arterial e sangue venoso do coração para o resto do corpo.
->são mais espessas e elásticas do que as veias, pois as artérias têm de suportar a pressão do sangue bombeado pelo coração.


Veias:

->levam o sangue arterial e venoso para o coração
->As veias na parte inferior do organismo possuem válvulas que impulsionam o sangue para o coração. Foi a forma que a natureza arranjou na passagem de quadrúpedes a bípedes. São estruturas frágeis e com a idade, excesso de peso, por exemplo, deixam de funcionar e originam as varizes.


Capilares:

->ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo (grande circulação)depois rumo aos pulmões (pequena circulação).
->são vasos constituídos por apenas uma camada de células, são extremamente finos que comunicam com as veias através das vénulas e com as artérias através das arteríolas.

Sangue e Linfa

Plasma:

Forma->irregular
Características->tem núcleo
Funções->transporta água, CO2,O2 e transporta células sanguíneas
Local de formação->água

Glóbulos Brancos:

Forma-> irregular
Características->duram 1 semana, têm memória, células com núcleo, capacidade de deformarem, defesa específica e não específica.
Funções->defesa do organismo; formação de anti-corpos
Formação->Linfa, órgãos linfáticos(timo e basso) e medula vermelha do osso
Propriedades->diapedese, fagocitose, produção de anti-corpos.
Classificam-se em : granulócitos podem apresentar o seu núcleo com vários lóbulos e por isso se designam polinucleados. Os granulócitos dividem-se em Eosinófilos , Basófilos e Neutrófilos e agranulócitos têm núcleo de forma regular, e designam-se mononucleados. Podem classificar-se em: Linfócitos , se tiverem pouco citoplasma e forem de pequena dimensão; Monócitos, se tiverem muito citoplasma, núcleo em forma de rim e de grandes dimensões.

Glóbulos Vermelhos:

Forma->disco bicôncavo
Características->vive cerca de 120 dias, hemoglobina(proteína que existe no g. vermelho que serve para transporte do oxigénio e do dióxido de carbono.
Local de formação->medula vermelha dos ossos
A hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte eficiente do O2 e do CO2.
Quando as hemácias transportam o Oxigénio, este liga-se à hemoglobina e designa-se a esta ligação oxi-hemoglobina , e quando as hemácias se ligam ao dióxido de carbono, designa-se carbo-hemoglobina.

Plaquetas sanguíneas:

Forma->irregular
Características->duram apenas 1 semana na corrente sanguínea, não são células, são fragmentos de células, resultam da reciclagem dos g.brancos e vermelhos.
Propriedades->coagulação do sangue
Local de formação->medula vermelha dos ossos.

Definições:

Diapedese: Os leucócitos têm a capacidade de se deformarem e passarem pelas paredes dos vasos sanguíneos.

Fagocitose: monócito detecta o corpo estranho e envolve-o com os pseudópodes (falsos pés), depois digere-o num vacúolo.


Produção de anti-corpos:Os linfócitos detectam os corpos estranhos, os antigénios, e produzem anticorpos que neutralizam os antigénios, criando assim o complexo anticorpo-antigénio. Depois serão os Eosinófilos que englobam o complexo através da fagocitose, eliminando o agente patogénico (antigénio) do organismo.A partir do momento que o organismo entra em contacto com o corpo estranho, os linfócitos produzem os anticorpos (leva um certo tempo até os linfócitos conseguirem produzir o anticorpo que neutralize o antigénio) e memorizam a informação desses anticorpos para uma próxima vez. Deste modo, a reacção do organismo é mais rápida ao agente estranho quando este invade o organismo pela segunda vez. Parece confuso mas não é!



A linfa:

A linfa é o segundo fluido circulatório. Deriva do sangue, é constituído por glóbulos brancos, plaquetas, plasma, nutrientes, cloreto de sódio (sal) e gases (oxigénio e dióxido de carbono). Como não tem glóbulos vermelhos a linfa é incolor ou ligeiramente rosada, pois pode conter um ou outro glóbulo vermelho.

->É a linfa que distribui os nutrientes e transporta os gases para o sangue e deste para as células.

A linfa circula quer em vasos denominados linfáticos quer a circular nos espaços entre as células (interstícios). À linfa que circula em vasos linfáticos chama-se linfa circulante e à que circula nos interstícios das células, a linfa intersticial.

Nos vasos linfáticos existem dilatações responsáveis pela formação dos linfócitos (glóbulos brancos que produzem os anticorpos). A estas dilatações damos o nome de gânglios linfáticos.

O Baço e o Timo são também, em conjuntos com os vasos linfáticos, órgãos que fazem parte do sistema linfático. Nestes órgãos produz-se também a linfa e os linfócitos tipo T (timo) e B (baço).

sexta-feira, 5 de março de 2010

Quadro das enzimas:

Órgão

Substrato

Enzima

Produtos

Boca

amido

amílase salivar

maltose

Estômago

proteínas

pepsina

polipeptídeos

Lípidos

lípase gástrica

ácidos gordos + glicerol

Pâncreas

amido

amílase pancreática

maltose

polipeptídeos

tripsina

dipeptídeos

lípidos

lípase pancreática

ácidos gordos + glicerol

Intestino delgado

dipeptídeos

Erepsina

aminoácido

maltose

maltase

glicose+glicose

lactose

lactase

glicose+galactose

sacarose

sacarase

glicose+levulose