quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Teias e cadeias alimentares


Cadeia alimentar ou trófica:É a sucessão de seres vivos na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem.
É uma sequência de seres vivos que se alimentam uns dos outros, isto é, é uma relação entre os organismos do seu habitat e a sua alimentação.

Por isso, as espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si e o motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros.

Tem sido assim desde do início da existência da vida da terra, até os dias de hoje.Trata-se de um ciclo eterno.

Nível Trófico:São várias formas de obter alimento numa cadeia alimentar.

Existem os:

Produtores: produzem matéria orgânica a partir da inorgânica, são autotróficos(produzem seu próprio alimento ),e são as plantas.

Consumidores Primários ou de Primeira Ordem: são os seres que comem os produtores, são heterotróficos e geralmente herbívoros

Consumidores Secundários ou de Segunda Ordem:alimentam-se dos herbívoros, sendo representados por carnívoros;

Consumidores Terciários ou de Terceira Ordem: são os carnívoros maiores que se alimentam de carnívoros menores (e assim por diante);

Os consumidores transformam a matéria orgânica em orgânica, os homens só são consumidores, e são heterotrófico(precisam de outro se para se alimentar).

E ainda existem os decompositores: transformam matéria orgânica em inorgânica, também são heterotrófico, são importantes porque devolvem ao ambiente os elementos químicos, e são os decompositores e microorganismos.

Teia alimentar: é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si, isto é, cruzam-se dentro de um ecossistema.

Fluxo de energia e da matéria:
Todo ser vivo necessita de energia, que é utilizada para: construção do organismo; realização de suas actividades, todo o ser vivo é constituído por matéria.
A matéria mantem constante ao longo da cadeia alimentar, mas a energia vai se perdendo, então quanto maior a cadeia alimentar, ou até mais complexa a teia alimentar, maior é a fragilidade do ecossistema.

Sem comentários: