quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia porque é para aliviar o período nocturno de jejum e proporcionar a energia necessária para as actividades a realizar durante o dia.
Quando as pessoas não tomam ficam normalmente com hipoglicémia(falta de açúcar no sangue) provocada pela eliminação do pequeno-almoço e isso pode manifestar-se por vários sintomas como: cansaço, perda de força, vómitos, surgem dificuldades de concentração e mau rendimento escolar, pode originar aumento de acidentes.

Quando não se toma esta refeição ficamos em jejum demasiadas horas, e normalmente as pessoas têm vontade de ´´petiscar`` durante a manhã, na sua maioria alimentos calóricos, ricos em gordura/açúcares. E quando chega a hora do almoço sentem muita fome e a forma como escolhe a refeição será menos racional, e o organismo irá armazenar as calorias que ingerir, e a medida do tempo irá tornar-se habitual, predispõem-se para doenças como obesidades e diabetes.

Cada pessoa tem necessidades calóricas diferentes e isso deve ser respeitado ao pequeno-almoço. Esta primeira refeição deve fornecer cerca de 25% da energia total obtida da alimentação durante o dia.
Sempre presentes devem estar os cereais, pois fornecem nutrientes importantes, fibra, e são menos calóricos.


Os pais devem dar o exemplo aos filhos: um pequeno-almoço em família benefecia muito a educação alimentar.
Esta refeição deverá ser equilibrada e completa.

Sem comentários: