quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia porque é para aliviar o período nocturno de jejum e proporcionar a energia necessária para as actividades a realizar durante o dia.
Quando as pessoas não tomam ficam normalmente com hipoglicémia(falta de açúcar no sangue) provocada pela eliminação do pequeno-almoço e isso pode manifestar-se por vários sintomas como: cansaço, perda de força, vómitos, surgem dificuldades de concentração e mau rendimento escolar, pode originar aumento de acidentes.

Quando não se toma esta refeição ficamos em jejum demasiadas horas, e normalmente as pessoas têm vontade de ´´petiscar`` durante a manhã, na sua maioria alimentos calóricos, ricos em gordura/açúcares. E quando chega a hora do almoço sentem muita fome e a forma como escolhe a refeição será menos racional, e o organismo irá armazenar as calorias que ingerir, e a medida do tempo irá tornar-se habitual, predispõem-se para doenças como obesidades e diabetes.

Cada pessoa tem necessidades calóricas diferentes e isso deve ser respeitado ao pequeno-almoço. Esta primeira refeição deve fornecer cerca de 25% da energia total obtida da alimentação durante o dia.
Sempre presentes devem estar os cereais, pois fornecem nutrientes importantes, fibra, e são menos calóricos.


Os pais devem dar o exemplo aos filhos: um pequeno-almoço em família benefecia muito a educação alimentar.
Esta refeição deverá ser equilibrada e completa.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Continuação da história da alimentação


Como vimos na última mensagem a 1ºrevolução alimentar: O homem deixa de ser nómoda e passa as ser sedentário, porque descobriu a agricultura e a pecuária(alimentação desiquilibrada).


E houve uma 2ºrevolta alimentar em que o homem viu que funcionava bem e grupo, e começaram a azer troca de produtos e começou a trocar produtos e a alimentação voltou a ser equilibrada.


alimentação desiquilibrada
2R.A
alimentação equilibrada civilização troca produtos-3R.A->moeda e alimentação desiq.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

História da Alimentação

Ao longo da hitória ou adaptações profundas,que se pode chamar revolução alimentar.


REVOLUÇÃO ALIMENTAR: Foi a mudança drática na forma como o homem se alimenta.


O homem começou a ver que a natureza era um ciclo, começaram a descobrir-la, então uns começaram a fazer agricultura e outros a pecuária e esses só comiam o que produziam, e foram perdendo os seus instintos alimentares à força de comer o que ficava mais perto e mais baratoe começou a alimentação ficar desiquilibrada e surgiu a 1º revolução alimentar.

Teias e cadeias alimentares


Cadeia alimentar ou trófica:É a sucessão de seres vivos na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem.
É uma sequência de seres vivos que se alimentam uns dos outros, isto é, é uma relação entre os organismos do seu habitat e a sua alimentação.

Por isso, as espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si e o motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros.

Tem sido assim desde do início da existência da vida da terra, até os dias de hoje.Trata-se de um ciclo eterno.

Nível Trófico:São várias formas de obter alimento numa cadeia alimentar.

Existem os:

Produtores: produzem matéria orgânica a partir da inorgânica, são autotróficos(produzem seu próprio alimento ),e são as plantas.

Consumidores Primários ou de Primeira Ordem: são os seres que comem os produtores, são heterotróficos e geralmente herbívoros

Consumidores Secundários ou de Segunda Ordem:alimentam-se dos herbívoros, sendo representados por carnívoros;

Consumidores Terciários ou de Terceira Ordem: são os carnívoros maiores que se alimentam de carnívoros menores (e assim por diante);

Os consumidores transformam a matéria orgânica em orgânica, os homens só são consumidores, e são heterotrófico(precisam de outro se para se alimentar).

E ainda existem os decompositores: transformam matéria orgânica em inorgânica, também são heterotrófico, são importantes porque devolvem ao ambiente os elementos químicos, e são os decompositores e microorganismos.

Teia alimentar: é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si, isto é, cruzam-se dentro de um ecossistema.

Fluxo de energia e da matéria:
Todo ser vivo necessita de energia, que é utilizada para: construção do organismo; realização de suas actividades, todo o ser vivo é constituído por matéria.
A matéria mantem constante ao longo da cadeia alimentar, mas a energia vai se perdendo, então quanto maior a cadeia alimentar, ou até mais complexa a teia alimentar, maior é a fragilidade do ecossistema.

Teias e cadeias alimentares

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Regresso às aulas


9ºE

Espero que este ano 2009-2010 corra tão bem como o ano passado