sexta-feira, 7 de maio de 2010

Curiosidades sobre o aparelho respiratório


Qual a capacidade de ar dos pulmões? Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como a frequência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda 3,9 milhões de litros em um ano!

-->Nós respiramos cerca de 6 litros de ar por minuto. A respiração do homem em repouso é cerca de 12 vezes por minuto, a mulher respira cerca de 20 vezes por minuto, e as crianças respiram cerca de 60 vezes por minuto.

Fisiologia dos órgãos do aparelho respiratório

Movimentos respiratórios: Inspiração e Expiração

Movimento de inspiração- Os músculos intercostais contraem-se as costelas sobem e deslocam-se para fora, aumentando a cavidade torácica. O diafragma contrai e desce. Os pulmões expandem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.

Movimento de expiração- Os músculos intercostais relaxam e as costelas descem e deslocam-se para dentro. O diafragma relaxa e sobe. Os pulmões contraem e o ar sai dos pulmões carregado de dióxido de carbono.


Troca de Gases entre Alvéolos pulmonares e os Capilares

A função do sistema respiratório é trocar dois gases:

oxigénio e dióxido de carbono.

A troca ocorre entre os milhões de alvéolos existentes nos pulmões e os capilares que os circundam. O oxigénio inalado passa dos alvéolos para o sangue nos capilares, e o dióxido de carbono passa do sangue nos capilares para o interior dos alvéolos através de um fenómeno denominado difusão.

Difusão : os gases passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.

Resumo:

Dá-se a inspiração, o ar entra pelas fossas nasais, onde é aquecido e filtrado, passa pela faringe, a epiglote fecha a comunicação com o aparelho respiratório, depois vai para a traqueia. Na traqueia o ar passa para os brónquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. E dá-se a hematose pulmonar.(troca de CO2 por O2, através da difusão.

Depois, dá-se a expiração, em que ar carregado de CO2 sai dos alvéolos pulmonares, pelos bronquílos, brônquios, traqueia, laringe fossas nasais ou pela boca.


Morfologia dos órgãos do aparelho respiratório


O aparelho respiratório é constituído pelas vias respiratórias, pulmões e órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.

Vias respiratórias: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.

Pulmões: direito e esquerdo, o primeiro é constituído por 3 lóbulos e o esquerdo por 2 lóbulos.

Órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios: diafragma, músculos intercostais e costelas.


Morfologia:

Fossas nasais- são 2 orifícios que se localizam desde a base do nariz (narinas) até à faringe e estão revestidas por uma mucosa que contém pêlos.

Faringe- orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através da epiglote.

Laringe- órgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais, que são duas pregas (fibras elásticas) que vibram com a passagem do ar originado o som.

Traqueia- é um tubo com cerca de 10 a 12cm de comprimento por 1,5cm de diâmetro e que se localiza na parte central da cavidade torácica e anterior ao esófago.

O tubo interiormente é constituído por tecido muscular, tecido este, revestido por cílios e exteriormente por anéis cartilagíneos.

Brônquios- a traqueia bifurca-se em dois tubos menores, os brônquios, que levam o ar aos pulmões. Os brônquios, tal como a Traqueia, são revestidos por tecido muscular ciliado e por anéis cartilagíneos.

Bronquíolos- são ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.

Alvéolos pulmonares- são pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar.

Pulmões

São dois sacos esponjosos revestidos por uma dupla membrana a pleura.

O pulmão direito é ligeiramente maior e dividido em três lóbulos.

O pulmão esquerdo está dividido em dois lóbulos.

A pleura é uma membrana lisa que permite que os pulmões movam-se suavemente durante cada movimento respiratório.

A pleura recobre os pulmões, contornando-os na sua parte posterior, e reveste a face interna da parede torácica. Normalmente, o espaço entre as duas camadas lubrificadas da pleura é quase inexistente, e uma desliza suavemente sobre a outra durante a expansão e a contracção pulmonar.


Estruturas que auxiliam os movimentos respiratórios:

Os pulmões e outros órgãos contidos na cavidade torácica são protegidos por uma armadura óssea formada pelo osso do peito (esterno), pelas costelas e pela coluna vertebral. Os doze pares de costelas curvam-se em torno do tórax. Na região posterior do corpo, cada par de costelas une-se aos ossos da coluna vertebral (vértebras). Na região anterior do corpo, os sete pares de costelas superiores unem-se directamente ao esterno através de cartilagens costais.

Grande e pequena circulação


A circulação sanguíneo humana pode ser dividida em dois grandes circuitos:
-Um que leva o sangue aos pulmões (Circulação pulmonar) para oxigená-lo
-Outro que leva o sangue oxigenado a todas as células do corpo (circulação Sistémica).

->As duas circulações ocorrem simultaneamente.


Circulação pulmonar:

aurícola direita-tricúspide->ventrícolo direito-semilunar pulmunar->arteríola-->capilares-->troca gasosa(hematose pulmonar- C02->O2)-->capilares-->vénulas-->veias pulmonares.


Circulação sistémica:

veias pulmonares--> aurícola esq.-bicúspide->ventrícolo esq.-semilunar aórtica->artéria aorta-->arteríola-->capilares-->células, troca gasosa O2->CO2-->capilares-->vénulas-->veias cavas